O planejamento de lucros é uma etapa fundamental para a boa gestão financeira de uma empresa. Analisar fatores econômicos externos, que se correlacionam com a lucratividade do seu negócio, pode ajudar na tomada de decisões para obter lucros maiores.
O primeiro passo é realizar a previsão de lucros, entendendo como índices econômicos, financeiros e sociais podem afetar a sua empresa positivamente e negativamente. Observando esses fatores, é possível saber quais mudanças podem ser realizadas para aproveitar melhor as condições econômicas externas.
Planejamento de lucros: como fazer a previsão de lucros
A previsão de lucros deve fazer uma relação próxima entre as receitas da empresa e uma ou mais variáveis externas. Como exemplo podemos utilizar uma fábrica de roupas infantis, que analisa a taxa de natalidade para compreender como deve atuar no mercado.
Tais fatores externos não são passíveis de controle ou modificação, porém é importante que a empresa monitore essas informações para a elaboração de relatórios e planejamentos orçamentários e financeiros que serão utilizados pelos gestores para a tomada de decisão que influenciaram a lucratividade do seu negócio.
Os seus lucros e o ambiente externo
Para planejar seus lucros e sua produção é de fundamental importância compreender quais fatores externos estão relacionados com o seu negócio, também como eles interagem com o lucro da sua empresa. Além dos índices econômicos, financeiros e sociais, é necessário avaliar a concorrência para identificar potenciais ameaças ou oportunidades. Realizando essa análise é possível projetar medidas na produção e na parte de vendas do seu negócio para potencializar os lucros.
Planejamento de lucros no ambiente interno
Um bom planejamento de lucros leva em consideração as demonstrações financeiras dos anos anteriores e uma previsão de vendas do ano seguinte.
Também são importantes no ambiente interno fatores relacionados à linha de produção, como orçamento disponível, custos fixos, custos variáveis, dentre outros quesitos.
Para isso é interessante colocar em prática a Matriz SWOT, essa ferramenta utilizada na Administração de Empresas, vai levantar quais os pontos fortes, fraquezas, ameaças e oportunidades, gerando assim informações que auxiliaram na obtenção e alcance dos objetivos e das metas planejadas.
Planejamento combinado
Partindo do conhecimento das condições externas relacionadas à sua empresa e da capacidade interna do seu negócio, é possível tomar decisões combinadas que possibilitem um planejamento de lucros mais preciso.
Depois de analisar fatores externos e internos, é hora de combinar a relação entre a produção e o setor de vendas e marketing da empresa para elaborar a melhor estratégia para executar o planejamento de lucros.
O planejamento de lucros de uma empresa passa pela capacidade e experiência de profissionais gabaritados. Por isso é fundamental contar com a ajuda de especialistas.
A Portela Contabilidade existe para te assessorar no desenvolvimento de um bom planejamento de lucros.
Invista em um plano bem elaborado para o seu negócio e aumente seus ganhos.
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